domingo, 16 de janeiro de 2011

Deus nunca abandona o Seu povo...

Quando houve fome em Canaan, o povo hebreu deixou a sua terra e partiu para o Egipto, onde encontrou uma vida melhor. Os egípcios não conheciam o verdadeiro Deus, mas o povo hebreu continuava a louvar o seu Deus. O tempo foi passando e os egípcios começaram a tratar mal o povo hebreu: perdeu a liberdade e passou a viver em condições muito difíceis. Alguns pensavam que o Senhor que falou a Abraão se tinha esquecido deles.

Um dia, um homem do povo hebreu, chamado Moisés, que tinha fugido do Egipto, onde era perseguido, estava no monte Horeb.

Deus dá a Moisés a missão de libertar o Povo da opressão a que estava sujeito no Egipto; mas não foi fácil para ele fazer sair o Povo daquele país.



Um dia, Moisés apresentou-se ao Faraó e pediu-lhe que deixasse ir o Povo para o deserto, mas…

...Moisés vai ter com os seus irmãos, ajuda-os a confiar em Deus e diz-lhes que o Senhor nunca os abandona e os há-de libertar, pois é o mesmo Deus que fizera a promessas a Abraão.

...Uma noite, a pedido do Senhor, tomaram juntos uma refeição. Em família mataram o cordeiro e comeram-no assado. Com o sangue dos cordeiros, pintaram as ombreiras das portas, pois Deus prometeu proteger a vida de todos quantos estivessem nas casas assinaladas pelo sangue. Nessa mesma noite, o Faraó convocou Moisés.

O Povo de Israel percebeu que o Senhor tinha cumprido a sua promessa. O Senhor passou pelo Egipto e libertou o povo enquanto comia a ceia, à qual chamou PÁSCOA.

    PÁSCOA – Passagem do Senhor que vem libertar o Seu Povo.

A alegria dos hebreus era tão grande que, juntamente com Moisés, todos cantaram uma oração ao Senhor.

 
 
"Quando entrardes na terra que o Senhor vos dará como prometeu, conservareis esta festa."

(Ex 12, 25 – 27)

Sem comentários:

Enviar um comentário