segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Jesus presente no irmão...

Depois de descobrirmos os "Dez Mandamentos" - o Tesouro que nos garante a vida no amor a Deus e aos irmãos, só nos resta uma coisa: fazer a vontade de Deus.

Nesta Catequese, Jesus ensinou-nos que: do que fizermos ou deixarmos de fazer depende a nossa salvação ou condenação eterna.
Na leitura de Mt 25, 34-36, aprendemos o que fizermos "aos mais pequeninos" (aqueles que precisam de nós) é a Jesus que fazemos:

"34Vinde, benditos de meu Pai! Recebei em herança o Reino que vos está preparado desde a criação do mundo.
35Porque tive fome e destes-me de comer, tive sede e destes-me de beber, era peregrino e recolhestes-me, 36estava nu e destes-me que vestir, adoeci e visitastes-me, estive na prisão e fostes ter comigo.'

37Então, os justos vão responder-lhe: 'Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? 38Quando te vimos peregrino e te recolhemos, ou nu e te vestimos? 39E quando te vimos doente ou na prisão, e fomos visitar-te?' 40*E o Rei vai dizer-lhes, em resposta: 'Em verdade vos digo: Sempre que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim mesmo o fizestes."

Mais uma vez Jesus nos mostra a importância de amar o próximo - quem ama o próximo ama a Deus.

O painel que construímos, durante o nosso encontro, ficou parecido com este...


No final concluímos que estes procedimentos se chamam Obras de Misericórdia Corporais (porque tratam do corpo) e que são sete:

1. Dar a comer a quem tem fome
2. Dar a beber a quem tem sede
3. Vestir os nus
4. Acolher os peregrinos
5. Assistir os enfermos
6. Visitar os presos
7. Enterrar os mortos

Sem comentários:

Enviar um comentário